tag:blogger.com,1999:blog-23980081876772016322024-03-07T20:59:43.007-08:00Entre AspasGleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-2398008187677201632.post-16281238996462247202011-02-09T17:07:00.000-08:002011-02-09T17:18:21.449-08:00Da minha janela...Aqui estou em minha janela vendo a rua, e não paro de pensar em você!<br />Indago meus pensamentos medíocres e pequenos, pois assim eles se encontram quando se deparam com toda a grandeza de tua complexidade de se tornar legível, entendida é fato me intrigar quando vejo o teu olhar alçado ao Céu.<br /><br />Por vezes eu penso que quando está num transe olhando o Céu e os astros, penso que tem saudades da tua vida lá, quando rodava em vôos perfeitos e desmedidos os altos Céus, olhando de cima as nuvens, os oceanos, pássaros e toda contemplação de beleza que Deus criou e lhe deu de presente para desbravar...<br /><br />Olho você, vejo sorrisos, mais do que dias cinzas!<br /><br />Vejo você e sinto vontade de cruzar um oceano pra ir te ver, porque sei que lá terá uma casinha simples, o qual no umbral está estampada em letreiro luminoso: A Felicidade mora aqui!<br /><br />Imperfeita perfeição, é disso o que eu estou provando!<br /><br />E com todas as letras afirmo: Quero pra caramba essa parada aê!Gleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2398008187677201632.post-38082737059737437172011-02-08T21:24:00.000-08:002011-02-09T17:25:17.482-08:00Estrela!Óh Estrela!<br />Era mágico o contemplar quando eu te via em altos céus bem longe do meu pensar<br />Pensava eu pequenino no teu brilhar, na tua essência, na tua vida e no teu brilhar<br />Sonhava dias, semanas, meses e anos visualizando o completo do teu ser e o meu coração só pensava em te ter!<br /><br />Mas motinava crises existênciais em mim, por Você morar no Céu e eu aqui na Terra<br />Pobre mortal infeliz, pensava que o Mundo era debaixo dos teus pés, quando Você Estrela, eu não conseguia alcançar, pobre e cruel imortal via outras estrelinhas passeando e navegando no Céu negro, via raios, luzes e paisagens lindas, mas Estrela continuava lá, com sua intensidade, sua vida, emoções, liberdade, libertinagem, sua gostosura, e o seu ser de mulher completa, e era ela que eu queria...<br /><br />Hoje olhando nos teus olhos Estrela posso ver que tua beleza é um milhão de vezes maior, e não se esquadrinha, não tem altura e nem profundidade, mas tem amor, é carregado de amor, de prazer de viver...<br /><br />Hoje caíste em meu colo Estrela, foste movida pela lei da atração, onde a primazia é: Dois corações largados e enxargados de amor, sempre se encontram e se amam, e permanece, é fechamento geral...!<br /><br />Agradeço por ter passado por aqui em toda tua viagem, não sei se parou em mim, ou se seguirá teu rumo, só tenho uma coisa a lhe desejar: Sorriso sempre em teus lábios!<br /><br />Estrela tua luz, Tua intensidade, tuas tatuagens, teu cabelo, teu sorriso, tudo, tudo e tudo!<br /><br />Eu amo ver Estrela, mas tem uma que cativou todo o meu ser!Gleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-2398008187677201632.post-64927818708540960342010-10-19T10:56:00.000-07:002010-10-19T11:09:56.261-07:00Defensor do Samba, Um Grande Negro! Arte, Cultura e Prazer! Salve o Mestre Candeia!<p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><b><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Antônio Candeia Filho, 17/8/35 - 16/11/78</span></b><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">. Filho de sambista, o menino Candeia até poderia guardar mágoa do samba. Em seus aniversários, ele contava com certa tristeza, não havia bolo, velinha, essas coisas de criança. A festa era mesmo com feijoada, limão e muito partido-alto. No Natal, a situação se repetia. </span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR"><?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p></span> </p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Seu pai, tipógrafo e flautista, foi, segundo alguns, o criador das <i>Comissões de Frente</i> das escolas de samba. Passava os domingos cantando com os amigos debaixo das amendoeiras do bairro de Oswaldo Cruz. Assim, nascido em casa de bamba, o garoto já freqüentava as rodas onde conheceria Zé com Fome, Luperce Miranda, Claudionor Cruz e outros. Com o tempo, aprendeu violão e cavaquinho, começou a jogar capoeira e a freqüentar terreiros de candomblé. Estava se forjando ali o líder que mais tarde seria um dos maiores defensores da cultura afro-brasileira. Arte negra era com ele mesmo. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Compôs em 1953 seu primeiro enredo, <i>Seis Datas Magnas</i>, com Altair Prego: foi quando a Portela realizou a façanha inédita de obter nota máxima em todos os quesitos do desfile (total 400 pontos). <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">No início dos anos 60, dirigiu o conjunto Mensageiros do Samba. Em 61, entrou para a polícia. Tinha fama de truculento e suas atitudes começaram a causar ressentimentos entre seus antigos companheiros. Provavelmente, não imaginava que começava a se abrir caminho para a tragédia que mudaria sua vida. Diz-se que, ao esbofetear uma prostituta, ela rogou-lhe uma praga; na noite seguinte, ao sair atirando do carro num acidente de trânsito, levou um tiro no peito e ao cair levou outro na espinha que paralisou para sempre suas pernas. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Sua vida e sua obra se transformaram completamente. Em seus sambas, podemos assistir seu doloroso e sereno diálogo com a deficiência e com a morte pressentida: <i>Pintura sem Arte</i>, <i>Peso dos Anos</i>, <i>Anjo Moreno</i> e <i>Eterna Paz</i> são só alguns exemplos. Recolheu-se em sua casa; não recebia praticamente ninguém. Foi um custo para os amigos como Martinho da Vila e Bibi Ferreira trazê-lo de volta. Aí foi quando veia a aparição de Candeia a velha guarda da Portela com o samba: <i>De qualquer maneira, meu amor, eu canto</i>, diria ele depois num dos versos que marcaram seu reencontro com a vida. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">O couro voltou a comer nos pagodes do fundo de quintal de Candeia que comandava tudo de seu <i>trono de rei</i>, a cadeira que nunca mais abandonaria. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">No curto reinado que lhe restava, dono de uma personalidade rica e forte, Candeia foi líder carismático, afinado com as amarguras e aspirações de seu povo. Fiel à sua vocação de sambista, cantou sua luta em músicas como <i>Dia de Graça</i> e <i>Minha Gente do Morro</i>. Coerente com seus ideais, em dezembro de 75 fundou a <b>Escola de Samba Quilombo</b>, que deveria carregar a bandeira do samba autêntico. O documento que delineava os objetivos de sua nova escola dizia: <i>Escola de Samba é povo na sua manifestação mais autêntica! Quando o samba se submete a influências externas, a escola de samba deixa de representar a cultura de nosso povo</i>. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">No mesmo ano de 75, Candeia compunha seu impressionante <i>Testamento de Partideiro</i>, onde dizia: <i>Quem rezar por mim que o faça sambando</i>. <o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Em 78, ano de sua morte, gravou <b>Axé</b> um dos mais importantes discos da história do Samba. Ainda viu publicado seu livro escrito juntamente com Isnard: <i>Escola de Samba, Árvore que Perdeu a Raiz</i>. </span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR"></span> </p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Candeia pra mim foi um do maiores clássicos do Samba, e Samba eu o digo de verdade, com cadência forte, marcante que só ele tinha. Letras de imortalidade, fatos do cotidiano e vida real do povo, Candeia conseguia transmitir em suas letras o mudo de forma clássica, de forma completa, e no terreiro e partido alto era o ser mais completo que o Samba já pode ver!</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR"></span> </p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Sua cadência e versos marcantes nem um sambista atual ou que já se foi conseguiu chegar tão perto de Candeia, conseguiu passar ao amantes do Samba e da cultura afro-brasileira o que ele passou...</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Fidelidade, coragem, poder, visão e humildade era com este amante e mestre do Samba!</span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 10pt; mso-margin-top-alt: auto; mso-margin-bottom-alt: auto" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Com a palavra final, Candeia (do samba <i>Anjo Moreno</i>):<o:p></o:p></span></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><i><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Sim, me disseram que o céu é harmonia e paz<br />...........................................<br />Mas se eu for pra lá, ao descansar<br />Vou cantar e sambar<br />Com um anjo moreno <o:p></o:p></span></i></p><p style="TEXT-ALIGN: justify; LINE-HEIGHT: normal; MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal" align="justify"><span style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman', 'serif'; FONT-SIZE: 12pt; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR">Axé, mestre Candeia... saudade.<o:p></o:p></span></p>Gleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2398008187677201632.post-64420450306231160282010-10-02T15:30:00.000-07:002010-10-02T18:16:02.799-07:00Ninguém percebeu mas o Samba perdeu sua voz de lamento!Paulo César Pinheiro<div><br /></div><div>Quem é Paulo César Pinheiro (PCP)?</div><div><br /></div><div><p align="justify"><span >Paulo César Francisco Pinheiro nasceu no Rio de Janeiro RJ em 28 de Abril de 1949. Morava em Angra dos Reis RJ quando fez seus primeiros versos, e foi nessa cidade que conheceu João de Aquino, seu parceiro nas primeiras musicas. Com ele, compôs<i> Viagem,</i> em 1964. Um ano depois, Baden Powell, primo de João de Aquino, convidou-o para escrever letras para suas musicas.</span></p> <p align="justify"><span >Em 1968 compôs com Baden Powell o samba<i> Lapinha,</i> que venceu a I Bienal do Samba, da TV Record, de São Paulo SP, no mesmo ano, e foi gravado por Elis Regina em disco Phonogram. Ainda em 1968, fez, com Francis Hime,<i> A grande ausente,</i> defendida por Taiguara no III FMPB, da TV Record, e classificada em sexto lugar, e participou do III FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro, com duas musicas<i> – Sagarana</i> (com João de Aquino), apresentada por Maria Odete, e<i> Anunciação</i> (com Francis Hime), interpretada pelo MPB-4.</span></p> <p align="justify"><span >Concorreu ao IV FIC, em 1969, com<i> Sermão</i> (com Baden Powell) e, no ano seguinte, fez uma temporada de 15 dias em Paris, França, ao lado de Baden Powell. Em 1970 destacou-se com vários sucessos: Elis Regina gravou três musicas suas e de Baden Powell –<i> Samba do perdão, Quaquaraquaquá e Aviso aos navegantes; e</i> Elizeth Cardoso gravou<i> Refém da solidão</i> (com Baden Powell). Ainda em 1970, compôs 12 musicas para a trilha sonora da novela <i>O semideus,</i> da TV Globo, fez a trilha sonora para o filme<i> A vingança dos doze,</i> de Marcos Farias, e foi o responsável por roteiros de<i> shows</i> de Baden Powell.</span></p> <p align="justify"><span >Em 1971,<i> E lá se vão meus anéis</i> (com Eduardo Gudin), defendida por Os Originais do Samba, venceu o IV Festival Universitário da Música Popular, da TV Tupi, do Rio de Janeiro. Participou, em 1972, do VII FIC, com<i> Diálogo</i> (com Baden Powell), música que ganhou festival na Espanha. Compôs musicas com Dori Caymmi para diversos filmes, entre eles<i> Tati, a garota,</i> de Bruno Barreto, em 1973. Compôs a musica da peça<i> A teoria na pratica é outra,</i> de Antônio Pedro, apresentada no Teatro Princesa Isabel, no Rio de Janeiro, em 1973. Em 1974, o MPB-4 gravou<i> Agora é Portela 74</i> (com Maurício Tapajós). Fez ainda, nesse ano, a versão do musical<i> Pippin,</i> montado no Teatro Manchete, no Rio de Janeiro, e gravou seu primeiro LP, pela Odeon, apresentando-se como cantor.</span></p> <p align="justify"><span >Em 1975-1976 participou com Márcia e Eduardo Gudin do show <i>O importante e que nossa emoção sobreviva,</i> levado no Teatro Oficina, que resultou num LP gravado ao vivo. Casou com a cantora mineira Clara Nunes em 1975.</span></p> <p align="justify"><span >Compôs para a trilha sonora do filme<i> A Batalha dos Guararapes,</i> de Paulo Thiago (1978). Com Dori Caymmi, compôs<i> Pedrinho</i> e<i> Jabuticaba,</i> para a trilha do programa<i> Sitio do Pica-pau Amarelo,</i> da TV Globo. Fez<i> a</i> trilha sonora do programa<i> Ra-tim-bum,</i> da TV Cultura, compondo cinco músicas em parceria com Edu Lobo. Tem dois livros de poemas editados:<i> Canto brasileiro</i> (1976) e<i> Viola morena</i> (1982).</span></p> <p align="justify"><span >Alguns dos últimos CDs que foram lançados com letras do compositor são:<i> Parceria,</i> 1994, Velas, gravado ao vivo do show com João Nogueira, com 12 das parcerias dos dois;<i> Aboio,</i> 1995, Saci, CD do violonista e compositor Sérgio Santos, com 13 toadas, choros e sambas em parceria com este;<i> Tudo o que mais nos uniu,</i> 1996, Velas, CD gravado ao vivo do show com Eduardo Gudin e Márcia, no Sesc Pompéia de São Paulo, em comemoração aos 20 anos do outro show da trinca; <i>O som sagrado de Wilson das Neves,</i> 1997, CID, estréia como intérprete do baterista Wilson, com 14 musicas inéditas, das quais 13 são parcerias de ambos. Escreveu mais de 1.300 letras, tendo mais de 700 sido gravadas ate 1997.</span> </p> <p align="right"><span >Biografia: <em><a style="TEXT-DECORATION: none" href="http://www.uol.com.br/encmusical" target="_blank">Enciclopédia da Música Brasileira</a></em><br />Art Editora e PubliFolha</span></p><p align="right"><span ><br /></span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span >Minha ótica particular sobre Paulo César Pinheiro é de que ninguém no Samba foi tão erudito em suas composições como ele, carregando simplicidade, humildade, as ruas, o que é samba de verdade, cadência amarrada á moda antiga, vida expressando vida e muita clareza do dia-a-dia, do ser humano seja na área profissional, relacionamento amoroso, amor à musica, aos filhos, amigos e por aí vai...</span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span >Tive o enorme prazer de ouvir e ver Paulo César Pinheiro, de cantar e ouvir suas melodias ricas e simples, de compor me baseando nos sambas lindos que ele escreveu e de querer viver cada dia mais um pouco do que Paulo César Pinheiro plantou!</span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span ><br /></span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span >Axé gente amiga do Samba!</span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span >Sorte eu tenho por ter o Samba em Mim! Axé! </span></p><p align="right" style="text-align: left;"><span >Gleydson Francisco Teixeira. </span></p></div>Gleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-2398008187677201632.post-61612705117373792952010-09-30T07:26:00.000-07:002010-09-30T07:41:06.138-07:00Falando sobre Samba!Bom dia à todos!<div><br /></div><div style="text-align: justify;">Este blog é destinado á jovens que queiram conhecer mais sobre esta riqueza que temos em mãos e que por vários anos foi repassada com tanto esmero, ardor e perseverança, por pais, músicos, professores, amigos, boêmios e outros mais, que é o Samba. Música que contagia a alma, faz o corpo querer mais, que ilumina nossa vida. Quando estamos tristes, ouvimos Cartola pra nos ajudar a compreender a dor seja ela da vida, de amores, de filhos e etc... Paulinho da Viola, que é um ser que sabe e muito expressar a dor no amor, coisas da vida, cotidiano das ruas assim como o sábio poeta João Nogueira o fazia, e melodias líricas da Dama do Samba, Dona Ivone Lara nossa proposta é compartilhar com Você sobre letras, poesias, vida pessoal e coisas interessantes sobre grandes mestres do Samba!</div><div style="text-align: justify;"><br /></div><div style="text-align: justify;">Queremos que você se sinta incendiado e com o coração pulsante sobre o Samba, sobre os quintais de Samba, sobre as rodas de Samba, sobre o Samba!</div><div style="text-align: justify;"><br /></div><div style="text-align: justify;">Fico por aqui e em breve falaremos sobre Paulo César Pinheiro, um grande mestre do Samba.</div><div style="text-align: justify;"><br /></div><div style="text-align: justify;">Abraço,</div><div style="text-align: justify;"><br /></div><div style="text-align: justify;">Gleydson Francisco Teixeira.</div>Gleydson Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/03555849174196018257noreply@blogger.com11